quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

TGV uma Luta séria




TGV uma luta séria



O Movimento Anti TGV no concelho de Alcobaça, surge com o único objectivo, de que o traçado da Linha de Alta Velocidade, não passe a Oeste da Serra dos Candeeiros.
O movimento não é uma associação, não é uma empresa não é um partido politico nem é um sindicato, é sim um grupo de pessoas que gostam da sua terra e que chegaram ao ponto de dizer BASTA, a nossa terra não pode continuar a ser prejudicada, principalmente quando se trata de um projecto que não é unânime a nível nacional, e que em vez de trazer benefícios para o Pais, pode no futuro, transformar-se num “Elefante branco” para todos.
O Movimento não é o Nuno Catita, a Nica, ou o Bruno Letra, o movimento é toda a população do concelho, juntamente com os nossos Presidentes de Junta com o nosso Presidente da Assembleia Municipal e o nosso Presidente de Câmara, que estão todos contra o traçado da Linha de Alta Velocidade a passar no nosso concelho.
Esta luta não é fácil, e não se pense que está ganha, é importante, TODOS estar em SOLIDÀRIOS.
Não é por o TGV não passar por cima das nossas casas que deixamos de ser prejudicados, e o único prejudicado passa a ser meu vizinho, talvez sem nos apercebermos até poderemos ser os mais prejudicados, temos todos de estar UNIDOS nesta causa.
Esta LUTA, tem de ser uma luta SÉRIA, não podemos cair na tentação de fazer manifestações por tudo e por nada, é importante ter cuidado com os abutres, que se preocupam em arranjar culpados, e confundem os verdadeiros responsáveis que tem o verdadeiro poder de travar este projecto, a luta tem que ser no sentido de informar e unir a população, ir bater as portas certas, e com tempo, nos momentos chave, demonstrar a nossa união e o nosso descontentamento. Os momentos chave, e as portas certas, passam pela União pela Assembleia da Republica, pelo Conselho de ministros, e por trazer o responsável da RAVE e técnicos ao nosso concelho para termos noção do verdadeiro impacto, todo o resto poderá ser só barulho.
A nossa bandeira é demonstrar aos nossos adversários, que a POPULAÇÃO do concelho de Alcobaça, é uma população LUTADORA, mas lutamos de uma forma séria com NIVEL e com EDUCAÇÃO.




Bruno Letra
Porta-voz Movimento Anti-TGV
no Concelho de Alcobaça

2 comentários:

Lúcia Duarte disse...

pronto, lá tenho eu de ser politicamente incorrecta.
mas vamos ver se eu entendi ( e até posso não ter entendido bem porque não ando dentro das vossas redes politicas):que história é essa de o cavalheiro ter escolhido exactamente o dia 5 8ou seja, em vésperas de uma manifestação popular contra o tgv) para escrever que a luta tinha de ser séria?Èra para desacreditar todos os que não querem usar a luta contra o tgv para subir na politica?
porque é que, não concordando com as medidas tomadas pelo povo (apartidário e incolor, ou multicolor, como queira...)quis aproveitar os pendões que foram uma ideia do ATAC - foi só para aparecer na comunicação social? Isso até não me incomoda, o que me incomoda é que o cavalheiro não fez ponta de corno para os trazer para a rua, a ideia não foi sua e, tanto quanto sei nem os ajudou a pagar.
por outro lado, a quem se refere quando fala em abutres? aqueles que se estão a servir do tgv agora para usar o assunto para campanha eleitoral depois de terem batido com a porta durante as negociações?Ou estará a falar da escada?, desculpe daqueles que lhe prometeram fazer algo mais do que andar calados depois de terem incendiado as populações e terem pedido o apoio delas? ou estará a falar dos que se encondem num gabinete porque não querem misturar-se com a imagem da ralé pagadora de impostos?
onde está a vossa seriedade em tudo isto?
onde está a vossa lealdade para com o povo que está contra a passagem do tgv por alcobaça e que só quer viver com a qualidade de vida que esta terra ainda nos dá?
e se estavam com tan«ta certeza que isto seria inutil, porque mandaram gente dos vossos lados para verem aquilo que previam ser um insucesso e que se tornou no sucesso espontâneo da voz popular?
Meus amigos, falar com a asembleia é falar com uma parede. Só os engravatados têm essa educação e essa filosofia de tentar resolver as coisas. se estivessemos á espera deles, que não conhecem o concelho, a sua história, as suas potencialidades turistica genuinas, a sua arqueologia, a fauna e a flora, estávamos bem arranjados.
isto não são lutas de luva branca, nem duelos de palavras. aqui, tal como em 1385, há homens e mulheres de luta.
Há gente que trabalha sem interesses de ascender a coisa alguma.
somos incultos, mal-educados e comunistas (como nos tentaram apelidar). aqui eu respondo - somos homens e mulheres felizmente cultos, mal-educados só quando lidamos com gente interesseira e sem valores morais e/ou éticos e somos comunistas, socialistas, sociais-democratas, democratas-cristãos, etc mas... uma coisa lhe garanto TEMOS A MESMA PALAVRA ANTES E DEPOIS DE FALAR SEJA COM QUEM FOR E NÃO NOS DEIXAMOS COMPRAR.
acredito que nem tenha coragem para publicar este meu comentário mas eu fico com a consciencia tranquila por o ter feito. aliás, se fosse tão democrático como tenta mostrar não precisava de moderar os comentários.
e como não sou cobarde e não vou aos blogues dos outros como anónimos como vão ao meu, aqui fica a minha assinatura em maiusculas para que não restem dúvidas de que sou eu:
LÚCIA DUARTE
(cidadã de aljubarrota anti tgv Lisboa-Porto)

tgvnunca disse...

Cara Sr.ª, não vou entrar em discussão consigo nem em ataques pessoais, publicamos o seu comentário no nosso Blog, para que todas as pessoas possam apreciar, como alguns tratam esta questão do traçado de alta velocidade no concelho de Alcobaça.

Fico contente da vossa manifestação ter corrido bem, como refere o Jornal tinta Fresca” A marcha lenta contra a passagem do TGV no concelho de Alcobaça, realizada no dia 7 de Dezembro, não conseguiu mobilizar o número de pessoas previsto, embora a organização considere que os objectivos do protesto foram atingidos”.

Queria também esclarecer uma coisa, sou o militante 49498 do PSD de Alcobaça, desde 1997, fui Presidente da JSD de Alcobaça, e entre outros cargos, sou membro da comissão Politica do PSD de Alcobaça, e Presidente do Conselho Distrital de Leiria da JSD, internamente sempre manifestei o meu desagrado em relação a forma como o concelho de Alcobaça tem sido tratado.

Agora não vai ser, por ser do PSD que os senhores “multicolores, comunistas, independentes, e outras coisas que se intitulam” me vão proibir de lutar contra uma causa em que eu acredito.

Minha senhora apesar de pensar que é à maneira da Batalha de Aljubarrota que se resolvem os problemas, eu na minha humilde opinião acredito, até porque a sociedade evolui-o, hoje as lutas ganham-se conversando, e esgrimindo argumentos, convencendo quem tem o poder de mudar a situação.

É por acreditar nisso que eu, e os meus colegas de movimento, e os Presidentes de Junta, estivemos ontem na Assembleia da República, argumentando, e sensibilizando os Sr. Deputados para a nossa causa.

Se me permite, e para concluir, “até porque não me vou dar a trabalho de voltar a responder nem a si nem aos seus colegas”, um singelo conselho, guardem a vossas energias para Lutar contra a Passagem do TGV por Alcobaça, em vez de passarem o tempo com mexericos e mal dizer.

Bruno Letra