terça-feira, 11 de março de 2008

OS LOBYS DE LEIRIA CONTRA-ATACAM

Ausência de estação do TGV em Leiria é um "disparate muito grande" - Isabel DamascenoAusência de estação do TGV em Leiria é um "disparate muito grande" - Isabel Damasceno

 Leiria, 11 Mar (Lusa) - A presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, considerou hoje que a eventual inexistência de uma estação do TGV para a região seria "um disparate muito grande do ponto de vista de desenvolvimento do país".

 

 

Em declarações à Agência Lusa, a autarca rejeitou hoje qualquer alteração do traçado previsto do TGV e reclamou uma estação para a região, considerando que seria um "erro estratégico grande não criar uma estação em Leiria".

 

"O TGV é uma infra-estrutura que deve existir para servir populações e a economia" e "quando queremos uma infra-estrutura deste género não é para servir uma paróquia mas sim o desenvolvimento" nacional.

"Do ponto de vista estratégico", uma paragem em Leiria "é um acto de justiça do ponto de vista de desenvolvimento integrado porque a estação deve ser onde há desenvolvimento, pessoas e indústria", afirmou, considerando que "não faz sentido passar o TGV para uma zona onde não haja nada disto".

No entanto, a autarca mostrou-se sensível aos protestos das populações de Pombal e de Alcobaça, que contestam o traçado previsto, e defendeu a utilização de "viadutos e túneis" ou outras soluções técnicas que venham "minimizar ao máximo os impactos negativos que uma obra deste género tem".

Contudo, "o sítio certo para passar é este", a oeste da Serra dos Candeeiros, onde já há um "traçado consolidado", acrescentou

Sem comentários: