quinta-feira, 25 de outubro de 2007

TGV - Queremos culpados ou queremos soluções?





Na edição de 18 de Outubro do Região de Cister, deparei-me com um artigo de opinião intitulado "A hora da verdade – TGV". Sendo Beneditense de corpo e alma, e pertencendo a uma das freguesias cujos traçados propostos mais prejudica, bebi cada palavra desse texto na esperança de encontrar algo de novo. Mas tal não aconteceu!


O autor do artigo explica ter estado na mais famosa e concorrida Assembleia Municipal de Alcobaça, a do dia 4 de Novembro, apenas por uma razão: perceber como era possível que a população e os autarcas das freguesias não tivesse tido conhecimento do projecto. Mas, se o autor faz parte de uma Assembleia de Freguesia, é caso para perguntar por que razão não teve ele esse conhecimento? E se o teve, não deveria ter alertado e chamado a atenção, atempadamente, para o facto?

Todo o resto do artigo passa por não indicar soluções mas sim encontrar culpados... CULPADOS! Aliás, o autor pergunta mesmo "Se levarmos com o TGV, «em cima» de quem é a CULPA?" Por tudo o que é dito, é fácil deduzir que a culpa é atribuída à Câmara Municipal de Alcobaça. Deste pressuposto, resta-nos concluir que todas as reclamações que partem de Ota a Pombal deverão ser dirigidas ao culpado: CMA...


No final, remata com a expressão "as pessoas deverão no futuro escolher pessoas mais acordadas para defenderem os seus interesses, talvez por escolher pessoas em vez de partidos". Se o autor foi candidato à Junta de Freguesia de Benedita como independente, por que razão as tais pessoas não o escolheram para defender os seus interesses? Estariam a dormir na altura?

Oito dias passados, outros artigos sobre o TGV fazem parte do Região de Cister, e mais uma vez todos procuram culpados, mais uma vez a Câmara Municipal de Alcobaça é a apontada como conhecedora do projecto TGV há, pelo menos, quatro anos, tendo pois desvalorizado a situação. Talvez tenha sido por isso que as preocupações da oposição à Câmara se tenham virado para a Quinta da Serra. Todos consideraram o negócio ruinoso porque todos conheciam o TGV. O PS apresentou um estudo do consórcio Viaponte, mas a preocupação foi a cláusula J, segundo a qual o município tem de indemnizar o vendedor caso o terreno não seja para instalar a ALE - essa era a real preocupação, não o TGV, e os culpados são???


Em 2005, um dos candidatos à Câmara Municipal afirmou que a Quinta da Serra nunca seria uma ALE, porque o terreno seria atravessado pelo TGV. Pouco depois de perder as eleições, suspendeu o mandato como vereador e rumou para o lado do Governo!!! Então e o TGV??? Quem é o culpado???

Finalmente, na página 10 do Região de Cister há mais um artigo de opinião, no qual o executivo da Câmara Municipal de Alcobaça é apontado por desviar as atenções da população ao não promover um amplo debate sobre o TGV, e ao mobilizar os cidadãos, no período de discussão pública, para reuniões nas freguesias, estimulando-os contra o TGV com dados falsos, uma vez que o estudo da RAVE prevê demolições em apenas cerca de 77 habitações (77 habitações???). A autora, que provavelmente mora em Leiria, e que não conhece a realidade da Benedita, Turquel, Évora, São Vicente, Prazeres, Cós, Alpedriz e Pataias, não só geografica como também populacionalmente, afirma que a maioria PSD na Assembleia Municipal estava completamente envolvida na manifestação de 4 de Novembro, que reuniu mais de 400 pessoas de várias freguesias e de várias ideologias políticas, tendo apenas como ponto comum as suas terras, as suas casas, as suas empresas, as suas famílias.


Este novo artigo de opinião, em sintonia com o anterior, aponta como único e exclusivo culpado dos prejuízos que forem causados às populações de Alcobaça o presidente da Câmara Municipal, e, em sintonia com o artigo de opinião do dia 18, termina afirmado que "o exercício da actividade política é um acto cívico demasiado digno para ser usado com o único propósito de caçar votos" - não acredito que seja plágio!!!


No dia 4 de Novembro, várias pessoas sentiram orgulho em ser da Benedita, orgulho em ser de Turquel, de Évora, de São Vicente, Prazeres, Cós, Alpedriz, Pataias e Alcobaça; orgulho em fazer parte desta gente que se preocupou em levar as suas razões ao poder mais próximo. Todas essas pessoas se orgulharam desse poder, pela forma como entendeu e se colocou totalmente ao seu lado.


Pessoalmente, não me orgulho nada da minoria que apenas procura CULPADOS, não participando, não esclarecendo, não indicando soluções, mas apenas apontando o dedo aos CULPADOS!!!


E o voto vai para...

NC

Sem comentários: